segunda-feira, 16 de maio de 2011

Aumento do crime contra o patrimônio sugere: vem recessão economica ai

Ja escrevi diversas vezes sobre como economia e crime estão associados. Mas há uma curiosidade aqui: nas quatro recessões que tivemos desde 1995, os crimes começaram a aumentar dois ou três trimestres antes !

Boa parte dos criminosos são "oportunistas" que oscilam entre o mercado informal e o mundo do crime. Quando a economia começa a piorar, eles são os primeiros a sentir e a adaptar seu comportamento. Vejam no gráfico abaixo que um pouco antes da recessão (definida como 3 períodos consecutivos de queda no PIB, em vermelho) tivemos alguns meses antes uma inversão na curva dos roubos em SP.

Como mostraremos nos próximos posts, a série histórica de roubo de carros (defasada em 5 meses) mais uma variavel sazonal dummy para o mês de março, é um excelente previsor do volume de cheques sem fundo, que por sua vez é um indicador de piora do quadro econômico.

Os crimes contra o patrimônio já inverteram de tendência desde o começo do ano em SP (estamos medindo através de 3 diferentes índices), sugerindo que uma nova recessão se aproxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

keepinhouse

Arquivo do blog

Seguidores