sábado, 20 de outubro de 2012

Para onde vão os homicídios no Brasil ?


O Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo realizará no próximo dia 30 de outubro, às 9h da manhã um seminário técnico sobre a situação atual da criminalidade no Brasil. A ideia é avaliarmos as tendências dos homicídios a partir dos dados mais recentes nos estados brasileiros.

 

Políticas gerais e medidas específicas conduzidas pelas instituições públicas de segurança, mudanças no padrão demográfico e uma maior organização do crime têm sido apontados como fatores que explicam a variação dos homicídios. Em São Paulo, a epidemia de homicídios que alcançou seu ponto alto entre 1998 e 2001 quando começou a reduzir até o ano passado, foi explicada pelo jornalista Bruno Paes Manso (Estadão), ex-pesquisador do Instituto Fernand Braudel, como sendo resultado de avanços institucionais. Em sua tese "Crescimento e queda dos homicídios em São Paulo: Uma análise dos mecanismos de escolha homicida e das carreiras no crime", defendida em agosto na Ciência Política da USP, Bruno realiza uma análise qualitativa para demonstrar os mecanismos sociais que causaram o movimento da curva de homicídios na capital e Região Metropolitana entre 1960 e 1999.

 

Você é nosso convidado especial para participar desse seminário no qual reuniremos pesquisadores, técnicos públicos e autoridades da área de segurança para refletir sobre para onde caminham as taxas de criminalidade e as principais medidas adotadas pelos Estados para conter a violência.

 

Pretendemos ter o maior número possível de especialistas e por isso contamos com seu apoio disseminando esse convite e recomendando de estudiosos e agentes públicos que julgue relevantes para se fazer presentes.

 

Esperamos sua confirmação e suas indicações.

 

Atenciosamente,

 


Nilson Vieira Oliveira

Coordenador

Cel.: 11 9 8757-5224

Nenhum comentário:

Postar um comentário

keepinhouse

Arquivo do blog

Seguidores