quinta-feira, 26 de maio de 2011

Crime afeta ambiente de negócios no Brasil

A criminalidade é não apenas um obstáculo ao desenvolvimento humano como também um obstáculo ao desenvolvimento econômico dos países. Com esta perspectiva, o Banco Mundial começou em 2006 a pesquisa "Enterprise survey", avaliando o ambiente para o desenvolvimento dos negócios em cada país.

Desde então dezenas de milhares de empresas foram entrevistadas em centenas de paises e o Brasil participou da amostra em 2009, quando cerca de 2000 empresas de todas as regiões e portes responderam ao questionário.

Um dos tópicos procura investigar como o crime afeta os negócios no país: contratação de segurança, perdas com furtos e roubos, valor dos seguros, etc.

A tabela abaixo resume os dados para cada indicador em cada Estado.



Os números dão uma idéia dos custos da criminalidade para o país. Na média, 57% das empresas avaliam que o crime é um grande obstáculo aos negócios no Brasil (72% no NE), 74,6% delas afirmam pagar por alguma forma de segurança (88,2% no NE) e os custos com seguro chegam a representar 2,5% do valor das vendas (4,1% no NE). Não é preciso dizer que quem paga a conta no final é o consumidor, mas também as empresas têm sua margem de lucro reduzida.

Se o crescimento do Brasil foi considerável nos últimos anos, poderia ter sido ainda maior. China e Índia, pra ficar apenas no grupo dos brics, não arcam com custos tão elevados de segurança e crescem em ritmo mais acelerado.

O drama é que, na medida em que a economia do Brasil desacelera, a criminalidade cresce, aumentando ainda mais os obstáculos ao desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

keepinhouse

Arquivo do blog

Seguidores