quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Censo Penitenciário de 2014


O Censo Penitenciário não é propriamente um "censo" da população prisional, tal como vem sendo proposto pela Ministra Carmen Lucia, onde o IBGE entrevistaria todos os presos do país. Trata-se antes de um censo dos estabelecimentos prisionais, que coleta informações agregadas, em nível de estabelecimento, sobre presos e características das unidades.

Ele data de 1993 e meu primeiro contato com ele foi em 1997, na qualidade de Assessor da SAP de São Paulo, como responsável pela coleta, análise e envio dos dados de São Paulo ao Ministério da Justiça. Depois disso tive a oportunidade de contribuir algumas vezes com o aperfeiçoamento do instrumento de coleta, a última delas em 2013, quando o instrumento passou por uma grande alteração, por iniciativa da socióloga Tatiana Moura.

Em 2014 fui o coordenador do projeto de coleta e análise dos dados, contratado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, por sua vez contratado pelo Depen para a realização da pesquisa.

Mesmo não trazendo dados desagregados por preso e com problemas de consistência e lacunas no preenchimento, entre outros problemas, trata-se da pesquisa mais abrangente sobre perfil, caraterísticas e tendências prisionais do país, permitindo a análise comparativa e temporal de centenas de variáveis. É possível baixar a base de dados integral do Censo de 2013 no site do MJ, excelente iniciativa do então coordenador do Depen, Renato de Vitto.

Com base nestes dados elaborei o B.I. no Tableau, que pode ser acessado aqui no blog.

Abaixo segue o link do último relatório, contendo apenas uma seleção das variáveis disponíveis.



Relatório descritivo e analítico dos dados semestrais do DEPEN e estudo sobre os efeitos do número de prisões sobre os homicídios.


http://www.forumseguranca.org.br/storage/publicacoes/FBSP_Elaboracao_relatorios_semestrais_descritivos_2016.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

keepinhouse

Arquivo do blog

Seguidores