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terça-feira, 29 de julho de 2014
Income and Repeat Criminal Victimization in Brazil, com Marcelo Justos, Tulio Kahn e Henrique Mura
Texto para discussão "saindo do forno": TD: 242 - Income and Repeat Criminal Victimization in Brazil, com Tulio Kahn e Henrique Mura. Um dos poucos a tratar do tema no Brasil. Segue link abaixo para os interessados:
http://www.eco.unicamp.br/index.php/textos
sexta-feira, 11 de julho de 2014
O Aumento dos roubos em São Paulo
Vem merecendo bastante destaque no noticiário o aumento intenso dos roubos no Estado de São Paulo nos últimos meses. As taxas de crescimento com relação ao ano anterior giram ao redor de 30% no Estado e superam os 42% na Capital.
Antes de tudo, é preciso observar que há uma tendência generalizada de aumento de roubos na maioria dos Estados, desde cerca de março de 2013, tomando a média dos oito estados observados. A tabela abaixo traz as taxas de crescimento dos roubos, com relação ao mesmo período do ano anterior, para oito estados (trabalhamos com médias móveis de 3 períodos, alisando a série para tornar o fenômeno mais visível).
A inversão do ciclo de baixa para o de alta começa em novembro de 2012 no RS, dezembro de 2012 em GO, janeiro de 2013 em Minas, em abril de 2013 no Rio de Janeiro, em maio de 2013 em São Paulo, em julho de 2013 no MS, em setembro de 2103 no MT. Com exceção de Santa Catarina, que deixou de divulgar os dados mais recentes, todos os demais tiveram crescimento acelerado dos roubos. Como discutimos e ilustramos em vários artigos anteriores, em geral os ciclos criminais, especialmente os ligados aos crimes patrimoniais, estão vinculados aos busines cycles e diversos indicadores corroboram a desaceleração da economia nos últimos meses.
Note-se que o pico de crescimento parece ter sido atingido por volta de março ou abril de 2014 e a partir daí começamos a observar ligeiras diminuições no ritmo de crescimento. A exceção parece ter sido São Paulo, que continuou a apresentar taxas crescentes de roubos.
O que explica porque em SP, diferentemente dos demais estados, a tendência de crescimento não apenas não estancou mas, ao contrário, continuou subindo acentuadamente?
O gráfico de controle de qualidade abaixo traz a série histórica mensal de roubos absolutos em São Paulo, desde 2001. Ele mostra tanto a tendência de crescimento, através da linha de tendência, quanto uma clara mudança de patamar a partir de janeiro de 2014. Os aumentos foram superiores a 3 desvios padrões com relação à média, o que dispara um alerta de que algo significativo deve ter acontecido.
Conforme se tem alegado, a melhor candidata para explicar a quebra de nível da série histórica é a hipótese de que mudanças nos sistemas de registros das estatísticas em dezembro tenham aumentado a notificação de crimes, impactando nas estatísticas de roubo.
Como separar o joio do trigo e distinguir o que se deve à tendência histórica de aumento e o que se deve às mudanças no sistema de registro?
Uma maneira de isolar estes impactos é comparar os níveis observados com os níveis esperados, utilizando um modelo ARIMA e a série histórica pré 2014 para projetar qual teria sido a trajetória dos dados, caso nenhuma mudança no sistema de registro tivesse sido efetuada em dezembro de 2013.
Na tabela abaixo vemos os números esperados e observados de roubos no estado, de janeiro a maio de 2014. A última coluna, por sua vez, mostra a diferença percentual entre as duas séries, ao redor de 18%.
Sendo correta a projeção, deveríamos ter observado um aumento de 12% nos roubos do Estado, baseado na tendência histórica anterior. No entanto, observamos um aumento de 32,8%, comparando os cinco primeiros meses de 2014 com o mesmo período de 2013. Como o impacto da mudança no sistema de registro foi de aproximadamente 18%, podemos dizer que a maior parte do aumento observado nos roubos nos últimos 5 meses deveu-se à mudanças de metodologia de coleta, embora haja de fato uma tendência de crescimento dos roubos. O crescimento maior na Capital é natural neste contexto pois a demora do atendimento nas delegacias físicas dos grandes centros urbanos incentiva o uso mais intensivo do registro on-line. De toda forma o governo acerta ao incentivar o aumento da notificação de crimes, facilitando as formas de registro, pois a informação correta é a matéria prima para um bom planejamento policial.
Não se trata de minimizar a tendência de crescimento dos roubos mas apenas de colocá-lo na sua devida dimensão. Qualquer erro de interpretação neste contexto pode levar ao abandono de políticas de segurança que vem sendo tentadas, como o criativo sistema de metas, e a adoção de medidas populistas para lidar com a pretensa explosão da criminalidade.
quinta-feira, 26 de junho de 2014
8º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Programação Preliminar
8º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Dia 28/07 – Segunda-feira
MANHÃ E TARDE
9h – 18h: Reunião do Comitê Gestor do SINESP
(Evento fechado, apenas para gestores)
Dia 29/07 – Terça-feira
MANHÃ E TARDE
9h – 18h: Reunião do Comitê Gestor do Sistema Regional de Indicadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
(Evento fechado, apenas para gestores)
9h – 18h: Reunião do Comitê Gestor do SINESP
(Evento fechado, apenas para gestores)
9h30 – 12h: Reunião do Conselho de Administração do Fórum
(Evento fechado, apenas para conselheiros)
14h30 – 17h30: Assembleia Geral do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
(Evento fechado, apenas para Associados do FBSP)
NOITE
19h30: Abertura Solene
Dia 30/07 – Quarta-feira
MANHÃ
9h – 10h30: Conferência Internacional 1
Como prevenir crimes e policiar multidões: a experiência da Polícia de Boston
Conferencista: Edward F. Davis (Polícia de Boston - EUA)
Moderação e comentários: Elizabeth Leeds (FBSP) e Cel. José Maurício Weisshaupt (PM/SP)
10h30 – 11h: Coffee-break
11h – 12h30: a confirmar
TARDE
14h – 18h: Painel 1 – Pacto Federativo e Financiamento da Segurança Pública
Moderador: Marco Antonio Carvalho Teixeira (FGV)
Debatedores: Daniel Cerqueira (IPEA), Fernando Abrúcio (FGV/SP), Ursula Peres (EACH/USP), Eduardo Batitucci (FJP), Eduardo Pazinato (Fidedigna)
14h – 18h: Painel 2 – Sistema Prisional e Justiça Criminal
Moderador: Humberto Vianna (FBSP)
Debatedores: Almir Oliveira (Ipea), Bruno Langeani (Sou da Paz), Fábio Sá e Silva (Ipea), José de Jesus (Pastoral Carcerária/FGV), Jacqueline Sinhoretto (UFSCar), Marta Machado (FGV), Rodrigo Azevedo (PUC-RS)
14h – 18h: Painel 3 – Arranjos Institucionais, integração e articulação de políticas de segurança pública
Moderação: Jésus Trindade (PC/MG) e Luiz Antonio Brenner (Instituto Guayi/RS)
Debatedores: Carolina Ricardo (Instituto Sou da Paz), Cristina Villanova (SENASP), Jacqueline Muniz (UCAM), Lenin Pires (UFF), Luciana Guimarães (Instituto Sou da Paz)*, Robson Sávio (PUC-MG), Silvia Ramos (UCAM), Olaya Hanashiro; André Zanetic (NEV-USP), Paulo Sette Câmara (PF-PA)
14:30h – 18h: Painel 4 – O Papel do Ministério Público na Segurança
Moderador: Arthur Trindade Maranhão Costa (UNB)*
Participantes: Representante do Ministério Público Estadual, Representante do Ministério Público da União, Representante do Tribunal de Contas da União, Julio Cesar Fernandes Neves (Ouvidoria de Polícia/SP)*, Ignácio Cano (UERJ), Theodomiro Dias Neto (FGV)
14h – 18h: Painel 5 – Transparência e Accountability
Moderação: Luciane Patrício (SESEG/RJ)
Debatedores: Samira Bueno (FBSP/FGV), Nívio Nascimento (UNODC)*, Ana Paula Miranda (UFF), Ludmila Ribeiro (UFMG), Paulina Duarte (OEA), Rodrigo Serrano-Berthet (Banco Mundial), Dino Caprirolo (BID), Ana Maria San Juan (CAF), Tulio Kahn (FBSP), Aline Kerber (Fidedigna)
14h – 18h: Painel 6 – Relatos de Pesquisas
Moderação: Michel Misse (UFRJ)* e Guaracy Mingardi (FBSP)
Debatedores: Glauco Carvalho (PM/SP)*, Moacyr Duarte (COPE- UFRJ)*, Ana Rosa (PWC), Rafael Alcadipani (FGV), Cristiane Lima (SENASP), Eduardo Paes Machado (UFBA), Haydée Caruso (UNB), Letícia Godinho (FJP), Marlene Spaniol (BM/RS), João Trajano (UERJ), Marcos Veloso (PC-MT)
Dia 31/07 – Quinta-feira
MANHÃ
9:00h – 12h30: Plenária – Pacto pela reforma das polícias no Brasil (reunião com associações, movimentos sociais, colegiados, universidades e gestores para sugestões de pontos prioritários para os próximos governantes, que assumirão em 2015)
Moderação: Renato Sérgio de Lima (FBSP)
Debatedores: Oscar Vilhena (FGV)*, Regina Miki (SENASP)*, Sérgio Roberto de Abreu (FBSP), Thais Bilenky (Folha de São Paulo)*, Guilherme Almeida (USP)*, José Vicente Tavares dos Santos (UFRGS)
TARDE
14h30 – 18h: Painel 7: Qual o legado da Copa do Mundo de 2014 para a segurança pública?
Moderador: Rob Muggah (Instituto Igarapé) e nome a confirmar
Participantes: Danilo Ferreira (PM/BA), Roberto Sá (SESEG/RJ), Bruno Manso (NEV/USP), Tânia Pinc (FGV), Atila Roque (Anistia Internacional), Letícia Osório (Fundação Ford), Lucia Nader (Conectas)
14h30 – 18h: Painel 8 – Redução de crimes violentos
Moderação: José Luiz Ratton (UFPE) e Roberto Maurício Genofre (FBSP)
Debatedores: Cássio Rosa (PC/DF), Diogo Santana (SGP)*, Isabel Figueiredo (SENASP), Sérgio Roberto de Abreu (FBSP), Elizabeth Sato (PC/SP)*, Fernanda Bestetti de Vasconcelos (PUC/RS), Camila Dias (UFABC), Norma Bonaccorso (SPTC/SP)*
NOITE
19h30 – 21h: Debate sobre segurança pública e sistema prisional com os coordenadores de campanha dos candidatos à Presidência da República
Moderação: Mário César Carvalho (Folha de S. Paulo)
*a confirmar
sexta-feira, 23 de maio de 2014
Ainda sobre a redução da violência em São Paulo
Publicado em 22 de maio de 2014 por Joana Monteiro
No meu último post, escrevi sobre a influência da demografia na redução da violência em São Paulo. Entretanto, a demografia não foi a única coisa que mudou em São Paulo nos últimos 20 anos, nem é o único fator apontado por especialistas como causas da redução da violência no estado. Também contribuíram: a redução de fatores de risco e as melhoras na gestão da polícia.
Dentre as medidas para reduzir fatores de risco, destacam-se:
A campanha do desarmamento. São Paulo implementou pioneiramente uma campanha do desarmamento em 1997, exigindo recadastramento de armas, aumentando o rigor na concessão de novas licenças e aumentando a apreensão de armas. Além disso, o estado foi destaque na campanha nacional de desarmamento iniciada em 2004, após a aprovação do estatuto do desarmamento. O estudo “Menos Armas, Menos Crimes” de Daniel Cerqueira e João De Mello estima que para cada 1% de redução nas armas em circulação no estado de São Paulo devido ao estatuto do desarmamento, houve uma redução média de 2% na taxa de homicídios.
—
Fonte da imagem: http://jornalocapixaba.com.br/2013/12/campanha-do-desarmamento-chega-a-pinheiros/
Lei Seca. Entre 2001 e 2004, vigorou em 16 municípios da região metropolitana de São Paulo uma Lei Seca que determinava o fechamento de bares entre 11 da noite e 6 da manhã, com o objetivo de limitar a venda e consumo de álcool. O estudo “Dry Laws and Homicides: evidence from the São Paulo Metropolitan Area” de Ciro Biderman, João De Mello e Alexandre Schneider estima que a Lei Seca contribuiu para uma queda de 10% dos homicídios na região metropolitana de São Paulo.
O estado também liderou inúmeras inovações na área de segurança pública. Tulio Kahn lista inúmeras medidas que o estado implementou no livro “É Possível. Gestão de Segurança Pública e Redução da Violência em São Paulo”, organizado por Fernando Veloso e Sérgio Ferreira. Dentre as medidas que ele descreve, destacam-se as inovações tecnológicas e gerenciais. As primeiras são no sentido de aumentar a qualidade da informação que polícia possui sobre crimes e criminosos. Neste grupo, Tulio ressalta a criação de três ferramentas:
■O Copom-online, que é um sistema que permite disponibilizar em tempo real informações sobre a dinâmica da criminalidade em mapas, permitindo que os comandantes realoquem policiais de acordo com as demandas do momento.
■O Infocrim, que centraliza dados sobre crime e permite a identificação geográfica de manchas criminais, por tipo de crime, dia e hora.
■O Fotocrim, um cadastro de mais de 300 mil criminosos procurados, cumprindo pena ou presos em flagrante, permitindo a identificação fotográfica, modus operandi e região de atuação dos suspeitos de crimes e facções criminosas.
Tulio Kahn lista muitas outras medidas em seu blog, mas acredita que essas ferramentas não teriam sido bem utilizadas se não tivesse havido o segundo conjunto central de inovações, que envolvem a gestão da polícia. Nesse grupo, inclui-se a adoção de critérios técnicos e padronizados nas operações policiais; e a organização de reuniões periódicas nas quais os principais gestores da polícia se reúnem para verificar as grandes tendências de criminalidade em cada região do estado. Em certa medida, essas reformas seguem o modelo do Compstat, implementado pioneiramente em Nova Iorque, e que busca uma gestão por resultados, que se baseia fortemente em informações e dados para orientar a ação da polícia.
Com tantas mudanças implementadas ao mesmo tempo, é muito difícil identificar a contribuição de cada uma delas na redução da violência em São Paulo. Mas o número de inovações listadas acima no mínimo sugere que a polícia não ficou parada observando a queda da violência no estado. De todo modo, a experiência de São Paulo exemplifica a mensagem do livro do Fernando Veloso e do Sergio Guimarães: é possível reduzir a violência usando de forma mais eficiente os recursos existentes.
terça-feira, 15 de abril de 2014
Blog do Roldão Arruda resume debate sobre política de drogas
14.abril.2014 22:00:45
Para secretário nacional, diferença entre usuário e traficante de maconha ainda não está clara
Em debate realizado nesta segunda-feira, 14, sobre a descriminalização da maconha, o titular da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano, observou que até hoje “não estão claras no Brasil as balizas entre quem porta drogas para consumo próprio e para comercializar”. Essa indefinição, na avaliação dele, “tem levado a um número exagerado de prisões”.
O debate, denominado Maconha Livre: Problema ou Solução foi organizado pelo Espaço Democrático, fundação do PSD para formação política, com transmissão pela internet.
Apesar do tema estar bem definido, na maior parte do tempo os debatedores evitaram dar opiniões claras e diretas sobre a descriminalização. Preferiram tratar de temas gerais, como a prevenção do consumo de drogas entre adolescentes, problemas de segurança e de saúde pública.
As duas intervenções mais diretas foram as da ex-vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antonio (PSD), cotada para ser a vice de Gilberto Kassab (PSD) na disputa para o governo de São Paulo, e a do sociólogo Túlio Kahn, coordenador do Conselho Temático de Segurança Pública do Espaço Democrático.
“Se legalizar, como vou dizer a um adolescente para que não use maconha? Ele vai me responder que é legal”, disse Alda. “É por essa razão que sou absolutamente contra a liberação. Quero ajudar os grandes contingentes de jovens que ainda não provaram a droga. Quem defende a descriminalização está preocupado com redução de danos, enquanto eu me preocupado com a prevenção.”
Kahn lembrou que a maconha já foi liberada em alguns países para uso recreativo e até mesmo economistas de tendência liberal vêm aprovando a ideia, na medida em que beneficia a economia, com o recolhimento de impostos sobre uma atividade antes ilegal.
“O mercado existe e atualmente só beneficia o traficante. A mudança poderia beneficiar também o Estado, que teria mais recursos para o tratamento de dependentes de drogas”, disse o sociólogo.
Kahn contestou o argumento de que a maconha é a porta de entrada para outras drogas, consideradas mais pesadas. “Países que liberaram não tiveram impacto significativo no aumento de usuários”, afirmou.
O estudioso observou ainda que a maconha, embora ocupe 80% do mercado de drogas, é responsável por uma fatia de 20% dos lucros.
O médico Januário Montone, que chefiou a Secretaria Municipal de Saúde na gestão de Kassab à frente da Prefeitura de São Paulo, defendeu a realização de um plebiscito sobre a descriminalização.
O PSD é o terceiro maior partido País em número de deputados, atrás do PMDB e do PT.
Acompanhe o blog pelo Twitter – @Roarruda
quarta-feira, 9 de abril de 2014
Debate em 14/4 sobre política de drogas, na Fundação Espaço Democrático
É possível acompanhar on-line o programa, a partir das 19:00
Detalhes no link abaixo:
http://www.psd.org.br/noticia/debate-no-espaco-democratico-maconha-livre-e-problema-ou-solucao/
terça-feira, 1 de abril de 2014
Copa vai pegar auge dos roubos no pais
Em agosto de 2013 publicamos um post neste blog mostrando o início de um ciclo de alta dos crimes patrimoniais em diversos Estados, ciclo que teve início por volta de dezembro de 2012. As estatísticas divulgadas neste início de 2014 mostram que o ciclo está longe de se esgotar, que ainda não atingiu seu pico e em alguns Estados o crescimento dos roubos está acelerando.
Em Goias tivemos aumentos em janeiro e fevereiro - sempre com relação ao mesmo período do ano anterior, de 42 e 40,3% nos roubos. Em Minas de 32,6 e 36,8% nos crimes patrimoniais violentos, no Mato Grosso de 41,4 e 51,4%. No Mato Grosso do Sul os números foram 28,9 e 29,4% de crescimento (apenas Capital). Em São Paulo de 32,4% em janeiro e 37,2% em fevereiro. No Rio de Janeiro, o aumento foi de 55,7% ! comparando janeiro com janeiro de 2013.
A tabela abaixo traz as variações dos roubos, alisadas em médias trimestrais para tornar o fenômeno mais visivel:
Como sugere a generalidade do crescimento dos roubos em diversos Estados, o fenômeno não se deve apenas a problemas individuais de gestão, mas a causas comuns relacionadas aos ciclos econômicos: baixo crescimento do PIB, queda na confiança do consumidor, crescimento dos cheques sem fundo, etc. - ainda que as taxas de emprego estejam em patamares elevados.
Os turistas estrangeiros precisam estar preparados para este cenário, alertados sobre como se comportar numa situação de roubo, que os brasileiros já conhecem bem: não carregar bens e não reagir.
É um escândalo que um pais que não resolveu seus problemas básicos de segurança gaste dinheiro público com estádios e desloque seus parcos recursos policiais para a proteção do evento.
Salve a seleção e salve-se quem puder!
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