quarta-feira, 1 de março de 2023

Tempo de exposição à Televisão e comportamentos de risco

 


Tulio Kahn

O IBGE e o MEC fazem desde 2009 uma pesquisa nacional com estudantes de 13 a 17 anos de idade sobre saúde física e mental, a PeNSE (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar). Trata-se de uma pesquisa amostral representativa onde os estudantes preenchem de forma anônima um formulário eletrônico sobre diversos temas, tais como escolaridade dos pais, inserção no mercado de trabalho e posse de bens e serviços; contextos social e familiar; fatores de risco comportamentais relacionados a hábitos alimentares, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool e outras drogas; saúde sexual e reprodutiva; exposição a acidentes e violências; hábitos de higiene; saúde bucal; saúde mental; e percepção da imagem corporal, entre outros tópicos. https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/justica-e-seguranca/9134-pesquisa-nacional-de-saude-do-escolar.html?=&t=o-que-e. A última edição foi realizada em 2019 com mais de 165 mil alunos de escolas públicas e particulares de todo o país.

Existem diversas questões relacionadas a segurança nas diferentes edições, perguntando sobre vitimização por agressão, sensação de insegurança, bullying sofrido e praticado e a pesquisa permite testar inúmeras teses criminológicas interessantes. Uma delas é a relação entre violência e exposição à televisão, tema que venho aprofundando nos últimos tempos no projeto Efeitos da Mídia Violenta (http://dx.doi.org/10.13140/RG.2.2.12736.81927).  A PeNSE são detalha infelizmente o tipo de conteúdo assistido na TV, mas permite estimar a quantidade de horas diária de exposição.

O formulário pergunta aos estudantes “quantas horas por dia você assiste televisão (sem contar sábado, domingo e feriado)” e recodificamos a questão para formar quatro grupos: 1 – dos que responderam não assistir televisão e que representa 25,5% dos entrevistados. O grupo 2 é o mais frequente, com 52,8% e é formado pelos que assistem entre 1 até 3 horas por dia de TV. No terceiro grupo (14,9%) estão os que assistem mais de 3 até 6 horas por dia de TV e finalmente, no grupo 4 (7,8%) estão os que assistem mais de 6 horas de TV por dia.

Uma exposição excessiva à TV – em especial ao conteúdo violento – já foi associada a inúmeros efeitos maléficos, como sedentarismo, hábitos alimentares ruins, depressão, ideação suicida, bullying, uso de drogas, vitimização e comportamento agressivo, entre diversos outros efeitos.

O problema aqui, como sempre, é que uso excessivo de TV pode ser influenciado por muitos fatores diferentes: depressão pré-existente, falta de supervisão familiar, ausência de alternativas de lazer, baixa renda, etc. Assim, a relação entre exposição à TV e estes efeitos deletérios pode ser espúria e é preciso controlar a relação por uma série de variáveis, que podem estar mascarando ou superestimando o “efeito puro” da exposição à TV. O ideal seria construir um modelo de análise mais complexo (como uma regressão logística) que levasse em consideração estes controles, mas esta é uma tarefa para uma pesquisa mais demorada.

Neste artigo apresentaremos apenas os resultados de tabulações cruzadas entre tempo de exposição à TV e outras variáveis de interesse da Pense 2019, controlando apenas por idade do estudante ou nível sócio econômico, usando a posse de carro por algum membro da família como uma proxy para renda. Trata-se de uma análise simples e sujeita a erros, mas que pode fornecer algumas pistas interessantes para aprofundamentos posteriores.

Uma primeira constatação interessante é que a relação entre exposição à TV e os efeitos maléficos não é totalmente linear. Ao contrário, não assistir televisão pode ser quase tão prejudicial quanto assistir muita televisão. Com frequência os piores resultados nos cruzamentos se manifestaram justamente naquele grupo de ¼ de estudantes que disseram nunca assistir televisão. Trata-se de um grupo de renda mais elevada, com acesso a celular, computador e internet e que praticamente trocou a televisão pela exposição às redes e mídias sociais. Neste caso teríamos apenas uma substituição de mídias (TV por celular), mas os efeitos seriam tão prejudiciais num grupo quanto no outro.

Todavia, entre os que afirmam assistir TV, os efeitos são claramente lineares: assistir de 1 a até 3 horas de TV diariamente é melhor do que assistir de 3 a 6, que por sua vez é melhor do que assistir a mais de 6. A análise da Pense 2019 corrobora, como identificado pela literatura, que o consumo exagerado de TV pode estar relacionado ao maior consumo de drogas, maior grau de vitimização e maiores problemas de saúde mental.

 

ALGUMA VEZ NA VIDA - DROGAS

Nunca assiste

Ate 3 hs

Mais de 3 até 6 hs

Mais de 6 hs

Você já fumou cigarro, mesmo uma ou duas tragadas?

23,5

19,5

22,9

26,2

Você já experimentou narguilé (cachimbo de água)?

24,1

20,6

23,2

25,7

Você tomou um copo ou uma dose de bebida alcoólica?

66,9

61,1

64

64,9

Você já usou alguma droga como: maconha, cocaína, crack, cola, loló, lança-perfume, ecstasy, oxi, MD, skank e outras?

15,2

11,4

12,9

14,3

Fonte: Pense IBGE 2019. N varia entre 132 e 165 mil casos, dependendo da tabela

Assim, por exemplo, quanto mais horas assistidas de TV, maior a probabilidade de ter fumado, experimentado narguilé, tomado bebida alcoólica e usado alguma droga. O grupo que diz “nunca assistir” TV, como observado, tem um comportamento similar ao grupo que diz assistir mais de 6 horas diárias. As diferenças são estatisticamente significativas, mesmo quando controlamos pela idade do aluno ou pela renda.

 

 

 

 

 

ALGUMA VEZ NA VIDA - VITIMIZAÇÃO

Nunca assiste

ate 3 hs

mais de 3 até 6 hs

mais de 6 hs

Alguém o(a) tocou, manipulou, beijou ou expôs partes do corpo contra a sua vontade?

18,2

14,5

15,1

18

Alguém ameaçou, intimidou ou obrigou a ter relações sexuais ou qualquer outro ato sexual contra a sua vontade?

7,2

5,6

6

8,7

NOS ÚLTIMOS 12 MESES, quantas vezes você foi agredido(a) fisicamente por sua mãe, pai ou responsável? (NENHUMA)

79,8

78,5

75

72,9

Você esteve envolvido(a) em briga com luta física?

9,4

9,6

12,4

17,2

Quantas vezes algum dos seus colegas de escola bateu (deu socos, tapas, chutes, pontapés) em você ou o machucou fisicamente de outra forma?

85,9

85,3

82,9

79,6

Fonte: Pense IBGE 2019. N varia entre 132 e 165 mil casos, dependendo da tabela

Existe igualmente uma relação linear entre tempo de consumo de TV e maior risco de abuso sexual, ameaça sexual, agressão pelos pais, envolvimento em brigas corporais e vitimização física. As diferenças são estatisticamente significativas, mesmo controlando por idade ou renda.

A relação com a saúde mental é complexa e provavelmente bidirecional. Ou seja, ver muita TV pode tanto agravar a saúde mental como ser um sintoma de deterioração mental prévia. A pesquisa mostra que existe uma relação linear entre quantidade de exposição à TV e sentimento de abandono parental, incompreensão parental, bullying, assédio, sentimento de tristeza, abandono, mau humor e ideação suicida. Observe-se que também aumenta a probabilidade do estudante  cometer bullying contra os demais colegas de escola.

NOS ÚLTIMOS 30 DIAS  - SAÚDE MENTAL

Nunca assiste

Ate 3 hs

Mais de 3 até 6 hs

Mais de 6 hs

Com que frequência sua mãe, pai ou responsável sabia realmente o que você estava fazendo em seu tempo livre? (NUNCA)

7,3

5,7

6

13,1

Com que frequência sua mãe, pai ou responsável entendeu seus problemas e preocupações? (NUNCA)

17,5

12,4

15,1

22,1

Quantas vezes algum dos seus colegas de escola o esculachou, zoou, mangou, intimidou ou caçoou tanto que você ficou magoado, incomodado, aborrecido, ofendido ou humilhado? (NENHUMA)

62,6

61

58

54,2

Você se sentiu ameaçado(a), ofendido(a) ou humilhado(a) nas redes sociais ou aplicativos de celular? (SIM)

12,9

11,4

12,6

17,1

Você esculachou, zombou, mangou, intimidou ou caçoou algum de seus colegas da escola tanto que ele ficou magoado, aborrecido, ofendido ou humilhado? (SIM)

11,3

11,1

14,1

18,8

Com que frequência você se sentiu triste? (SEMPRE)

8,9

10,7

10,3

13,5

Com que frequência você sentiu que ninguém se preocupa com você?

14,7

10,5

12,1

19,3

Com que frequência você se sentiu irritado(a), nervoso(a) ou mal-humorado(a) por qualquer coisa?

19,2

13,7

16,4

24

Com que frequência você sentiu que a vida não vale a pena ser vivida?

11,8

7,6

9,5

16

Fonte: Pense IBGE 2019. N varia entre 132 e 165 mil casos, dependendo da tabela

Como nos demais tópicos, em alguns itens o grupo dos que “nunca assistem” TV se aproximam dos que assistem em demasia. As diferenças entre os grupos de exposição se mantém significantes, mesmo controlando idade ou renda.

Não é o caso de avançarmos na análise aqui, que será inconclusiva sem dados longitudinais, outras variáveis de controle, modelos que levem em conta a interação entre as variáveis e outros procedimentos científicos mais robustos.

Mesmo que a associação causal entre exposição à TV e comportamentos de risco seja espúria, sabemos que tanto assistir muita TV quanto não assistir nunca são comportamentos de risco que precisam ser monitorados e que ajudam a entender uma série de outros comportamentos de risco correlatos. É algo fácil de ser observado em casa ou perguntado por profissionais de saúde, segurança e educação. Independente do conteúdo, reduzir a exposição à TV, por sua vez, pode ser uma prática efetiva para a diminuição desses outros riscos. É preciso evitar, no entanto, que haja apenas uma substituição da TV por outras mídias igualmente prejudiciais, quando o uso for excessivo.

A pesquisa PeNSE permite acompanhar alguns fenômenos no tempo – foi aplicada em 2009, 2012, 2015 e 2019 – e no espaço e sua amostra permite a desagregação dos dados por UF e Capitais. O tamanho da amostra permite introduzir no modelo diversos controles simultâneos, produzindo modelos robustos. O artigo acima é apenas um pequeno exemplo do que pode ser investigado com a pesquisa, que é bastante rica e acredito que esteja sendo subutilizada pelos pesquisadores brasileiros. É uma ferramenta importante para entender o jovem de hoje e seus hábitos de alimentação, saúde, laser, relacionamentos afetivos e diversos outros.

Estamos falando da geração conectada à internet e às redes sociais através dos celulares. Os efeitos disso não são de todo conhecidos. Segundo a pesquisa, cerca de ¼ dos jovens deixaram de assistir a televisão, provavelmente substituindo-a pela exposição das redes sociais como Instagran, Tik-Tok, Youtube e outras. Este comportamento, como sugerimos, pode ser tão prejudicial para a saúde física e mental desta geração quanto ficar exposto a muitas horas de TV.

É preciso incluir na PeNSE questões sobre hábitos de consumo de internet e redes sociais, cujos efeitos ainda são pouco conhecidos e estudados. Sem falar em questões sobre as mudanças sociais advindas da epidemia de Covid em 2020.

A pesquisa mostra, finalmente, que ainda é elevado entre os estudantes brasileiros o uso de álcool e drogas, bem como problemas como o bullying, abusos sexuais, gravidez precoce, evasão escolar, uso de armas, violência doméstica e depressão. Neste sentido, é também um bom termómetro de como as políticas publicas estão – ou não estão - tratando destes problemas no Brasil.

Referências

Kahn et all. https://www.researchgate.net/project/Efeitos-da-Midia-Violenta-a-visao-da-ciencia

https://www.jacobsconsultoria.com.br/post/ibge-libera-resultados-do-pense-2019-a-pesquisa-nacional-de-sa%C3%BAde-do-escolar

OLIVEIRA, Max Moura de et al . Características da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PeNSE. Epidemiol. Serv. Saúde,  Brasília ,  v. 26, n. 3, p. 605-616,  set.  2017 .   Disponível em <http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742017000300605&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  28  fev.  2023.  http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742017000300017.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

keepinhouse

Arquivo do blog

Seguidores