terça-feira, 6 de outubro de 2020

Partidos Políticos Brasileiros - amorfos ou representativos?

Neste artigo, mostro como é possível saber a ideologia de um partido apenas com base na ocupação dos seus candidatos e discuto a natureza representativa dos partidos brasileiros.

As ocupações dos candidatos às eleições podem ser uma proxi ou indicador substituto destes interesses e podem colocar a prova algumas conjunturas sobre a natureza dos nossos partidos. Já em artigo de 2002, Rodrigues (Rodrigues, 2002) tinha trazido fortes evidências de que os partidos brasileiros se diferenciavam pela composição social dos seus membros, tomando por base as ocupações dos deputados federais de cada agremiação de então.

A diferença aqui é que tomamos por base uma quantidade muito maior de ocupações, partidos e de candidatos. Além disso, milhares de candidatos às eleições municipais devem refletir melhor a base social dos partidos do que algumas centenas de deputados federais. Do ponto de vista metodológico, utilizamos uma análise de cluster hierárquico para tentar agrupar os partidos segundo a frequência das ocupações, deixando os dados contarem a sua própria história.

Pela base de dados do TSE é possível identificar 244 ocupações entre os 547 mil candidatos que estão concorrendo a vagas de vereadores e prefeitos pelos 33 partidos brasileiros em 2020.

https://www.linkedin.com/posts/tulio-kahn-a1593934_partidos-pol%C3%ADticos-amorfos-ou-representativos-activity-6719242109796315136-RPz1

keepinhouse

Arquivo do blog

Seguidores