quinta-feira, 26 de março de 2020

Qual a letalidade do coronavirus no Brasil ?



Notícia de hoje destaca que letalidade do coronavirus no Brasil chegou a 2,3%. Como sempre, é preciso cuidado ao interpretar estes números. O gráfico abaixo, com efeito, mostra que no dia da primeira morte, 16 de março, a letalidade – percentual de mortos dividido pelo percentual de casos positivos - estava em torno de 0,42% e que desde então ela estaria subindo exponencialmente, até alcançar os 2,3% no dia 26 de março. (o gráfico já projeta o dia seguinte).





Deve-se ter em mente, todavia, que a taxa é calculada tendo como denominador o número de casos com notificação positiva. No início da epidemia testava-se quem quisesse, mesmo sem suspeição ou sintomas. Com a escassez de testes, a política – diferente do que recomenda a OMS  - foi modificada, de forma a se testar apenas os casos sintomáticos, e mesmo assim apenas uma quantidade limitada destes. Há inúmeros relatos anedóticos de pessoas com os sintomas mas que não conseguiram fazer o teste.  Isto explica em parte a desaceleração das notificações positivas , como ilustrado no gráfico abaixo:





Assim, provavelmente o que vemos acima é uma desaceleração de casos notificados, pois a politica de testes tornou-se mais restritiva. Proporcionalmente, isto faz com que caia o denominador  da taxa de letalidade.  A letalidade parece estar aumentando diariamente, mas pode ser um artificio estatístico, produzido pela queda da testagem e da notificação.

Ninguém sabe ao certo a taxa de letalidade correta do coronavirus, pois isto depende de inúmeros fatores: subnotificação, clima, estrutura etária da população, etc. A média mundial – calculada com base nos casos notificados – é de 3,6%, mas pode ir de 0,2% na Alemanha a 6,6% na Itália.

Os dados e as políticas no Brasil com relação à testagem em massa ainda estão se ajustando. Até lá, bom ficar de olho em como as estatísticas são computadas e o que de fato representam.

Quem tiver interesse pode acessar as simulações do modelo através do link abaixo:




keepinhouse

Arquivo do blog

Seguidores